Olá Bem vindo a série de vídeos ensinando a produção de história em quadrinhos. Meu nome é Ana, sou designer gráfica e ilustradora e te guiarei no processo de criar HQs.

1. Apresentação do Projeto

O Objetivo é estimular o interesse das crianças e adolescentes pelo desenho e histórias sequenciais em quadrinhos, levando o público-alvo do projeto a conhecer métodos e técnicas de criação para o desenvolvimento de suas próprias histórias em quadrinhos. Em especial incentivamos conversas com seus pais, avós e bisavós sobre história da família, narrando fatos sobre o passado dos migrantes e imigrantes, seus pais, avós ou bisavós.

Histórias orais de família estão se perdendo à medida que as gerações passam. A história dos primeiros moradores está documentada e exposta em nossos museus, porém, muito da origem, do estilo de vida e dos motivos que levaram a ocorrer a migração ou imigração está se perdendo, por serem fatos da história de um passado mais recentes, pouco descrita ou estudada atualmente.

Histórias em quadrinhos são uma maneira de contar fatos e que demandam poucos materiais para começar.

As crianças e adolescentes convidados a conversar com seus familiares, poderão eternizar as narrativas por meio do desenho de histórias em quadrinhos.

Vídeo de apresentação, estilos de quadrinhos:

Paginas para download e base de criação: Vamos para prática!

Sobre as páginas de apoio:

2. “Ah, mas eu não desenho!”

Vídeo dois:

Spoiler: Não tem problema! O foco dessa série é utilizar as histórias em quadrinhos como forma de registro do conhecimento. Vamos colocar nossa energia em pensar numa boa idéia, maneiras de contar um fato.

Você pode desenhar a mão, pode utilizar recortes de revistas para formar uma composição. Pode utilizar bonecos palitos, pode bater fotos daquela coleção de bonequinhos que você tem.

Existem infinitas técnicas de desenho e materiais. Escolha aquele que você possui e que você tem acesso.

 3. Como histórias orais se transformam em quadrinhos

É A ARTE DE DIZER que pode ser registrada por você, para que não se perca no esquecimento. A proposta deste projeto é utilizar os quadrinhos para fazer o seu registro e assim, preservar e partilhar a memória de fatos e acontecimentos passados, contados por pessoas mais velhas de sua família.

Video 3:

Pode ser uma história familiar, sobre mudança de tempos, façanhas conquistadas, histórias engraçadas, histórias para pensar, de infância, de chegada ao município, ou histórias de um tempo diferente do nosso.

Pode ser emocionante descobrir um registro histórico de um antepassado. Sua história deve ser escrita agora, enquanto está fresquinha na mente e enquanto os verdadeiros detalhes estão à mão.

4. Como estruturar suas ideias

HQs são extremamente visuais. O enredo é tão importante quanto o desenho que é feito para acompanhá-lo. Então além de pensar no desenho de cada cena, tente desenvolver um roteiro para criar bons efeitos e momentos inesquecíveis na sua história.

Vídeo 4:

Histórias são um conjunto de acontecimentos unidos por um tema, tenha na sua cabeça a ideia base do que gostaria de ver na sua história. Anote todos os pontos principais. Todo personagem interessante tem uma motivação e um objetivo. Para conseguir esse objetivo o protagonista enfrenta um conflito ou um antagonista e chega em uma resolução.

  • Nome da personagem
  • Resumo do arco dessa personagem (uma frase)
  • Motivação da personagem (ideia abstrata)
  • Objetivo da personagem (ideia concreta)
  • Conflito da personagem (obstáculos para alcançar objetivo)
  • Evolução ao longo da história
  • Resumo da trama do personagem (um parágrafo)

A sequência dos fatos, as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar de uma história se chama trama.

O enredo funciona como um mapa, para onde sua história está indo, o conflito que será desenvolvido, o local e o espaço temporal da narrativa.

Comece sua história com a exposição da situação, citando personagens, tempo e espaço. Os fatos são narrados a partir da complicação e finaliza-se com o clímax da história. Na conclusão do enredo tem-se o desfecho.

Histórias interessantes respondem dúvidas. Tem um conflito e uma resolução. Podem ter somente diálogos, ter um narrador que conta a história em terceira pessoa ou falar na primeira pessoa como se fosse você mesmo que está passando por tudo isso.

Com um tema em mente anote emoções, crie uma situação, um vilão, um sonho para a história!

5. Quadrinização

Agora você já tem sua história pronta, hora de colocar a mão na massa! Ou, no lápis e papel! ?

Você pode começar com uma folha em branco, ou fazer o download das folhas de apoio. De acordo com o estilo de quadrinhos que você mais gosta, divida os quadros, de maneira que o leitor comece a ler de cima para baixo, e da esquerda para direita.

Com a história que criamos no último vídeo, divida a folha em quadros e escreva em cada um o que vai acontecer. Pense em diálogos e ações. Faça um roteiro e escreva onde vão os balões com diálogos, os desenhos, onomatopeias (compensando a ausência de som) e como acontece a narrativa (a história).

O Espaço entre os quadros se chama sarjeta. O espaçamento na sarjeta é quem diz ao leitor o tempo que passa entre uma ação e outra. Cenas rápidas tem uma sarjeta minúscula, cenas em outro plano tem um espaço maior entre sarjetas Em cenas onde há muita informação ou o desenrolar do assunto é rápido, a sarjeta é ausente, “sem espaço de respiro”.

É comum as onomatopéias saírem dos quadros e chamarem a atenção do leitor para onde os olhos devem olhar. Se você optar por quadrados e retângulos simétricos sua história passará uma certa estabilidade e fluxo contínuo. Tudo o que você decidir colocar na sua história agrega riqueza e identidade. Tente fazer algo que traduza o sentimento do tema do seu quadrinho.

6. Detalhes sobre o projeto e sorteio

Histórias são sobre o que você quiser contar! Mas para participar do sorteio deste projeto temos algumas restrições:

  • Não serão aceitos quadrinhos com conteúdo violento ou sexual.
  • Será considerado um quadrinho trabalhos que tenham pelo menos 3 quadros desenhados, com ou sem texto, contando uma história.
  • Você pode postar a história na sua rede social marcando a #cursoHQ , ou enviar para o e-mail: [email protected]. Responderei cada e-mail, então se você não tiver retorno entre em contato aqui no site.
  • Caso seu quadrinho não tiver com a hashtag ou não for enviado por e-mail não será possível participar.
  • Seu quadrinho deverá ser postado com privacidade pública, para que a organizadora possa ver. Caso não quiser disponibilizar de maneira pública, envie por e-mail.
  • Ente todos os participantes haverá um sorteio de brindes.
  • Poderá participar dos sorteios quem enviar ou postar com a #cursohq seu quadrinho até 27 de março.
  • O sorteio ocorrerá no dia 30 de março.
  • Serão sorteados revistas, quadrinhos e uma Mesa Digitalizadora Xp-Pen Mini 4
  • A entrega dos prêmios será feita na cidade de Timbó – SC.
  • Se não for possível contato com o vencedor, será sorteado uma nova pessoa dentro de 5 dias.
  • Você autoriza o compartilhamento do seu quadrinho aqui no site e nas demais formas de divulgação do projeto.

Você terá o mês de março para criar e finalizar seu quadrinho. A lista de participantes estará disponível aqui no site, vou atualizando aa medida que receber os quadrinhos.

Você pode digitalizar sua criação por meio de fotos, scaners. Peça ajuda aos seus professores, pais e amigos. Você pode postar a história na sua rede social com a #CURSOHQ, ou enviar para o email: [email protected].

Responderei cada e-mail, então se não tiver retorno entre em contato aqui no site. Caso seu quadrinho não tiver com a hashtag e no modo de privacidade publico não será possível localizar.

A lista de participantes será disponibilizada aqui:

Lista de Participantes

07. Sorteio!

Lista de ganhadores:

LUANA MAAS BARBOSA, Escola Maurício Germer – Tablet xp pen Deco mini 4

JERIEL ZEFERINO DA SILVA, Escola Maurício Germer – Livros para pintar

Lucas Cuquet, Escola Júlio Scheidmantel – Mangá Love Hina

HIRAM TIMOTHEO, Escola Maurício Germer – Mangá Ranma 1/2

MARIELY PISKE 9º ANO 2, Escola Erwin Prade – Mangás Peach Girl

LARA BEATRIZ MENGARDA, Escola Maurício Germer – Revistas como desenhar mangá

AMANDA LAÍS BONA, – Escola Maurício Germer Revistas de como desenhar mangá

Grata a todos que participaram e continuem desenhando!

Ficou alguma dúvida?  Entre em contato:

Defina a técnica de desenho que vai usar, o tema da história e pense em maneiras de quadrinizar. Mão a obra! 

Esse projeto foi desenvolvido com apoio da lei Aldir Blanc de incentivo a cultura