Traçando letras, conhecendo Timbó.

O Projeto

O Mundo atual é visual. Nossa letra expressa nossos pensamentos. A escrita tem como objetivo a comunicação. A caligrafia é uma arte manual que aprimora-se com fluência, dedicação e prática diária.

Irani maas marques

Com o objetivo de auxiliar pais, mães, cuidadores e educadores, indivíduos com escrita ilegível e incorreta a modificar sua atual condição, este projeto visa proporcionar uma melhor e correta comunicação escrita e melhora na autoimagem.

Numa busca rápida na Internet, você será surpreendido pela quantidade de ofertas de livros, exercícios e cadernos de caligrafia disponíveis, porém, o projeto Traçando letras, conhecendo Timbó, em especial, levará o interessado a conhecer aspectos turísticos importantes da cidade de Timbó, com a possibilidade de ampliar seus estudos por conta própria.

As atividades propostas neste livro digital, com a possibilidade de ser impresso em casa, pretendem colaborar para que ocorra o domínio básico destas duas habilidades: escrever de modo legível e corretamente.

Ao final das atividades propostas haverá uma sensível melhoria da caligrafia e ortografia do interessado, além de proporcionar exercícios de coordenação motora e prática de ações de atividade ocupacional que promovam seu bem estar físico, psíquico e social.

Como começar!

Vamos para prática!

Escolha a opção de imprimir pagina inteira para melhores resultados. Lembre-se de escolher se quer imprimir colorido ou preto e branco. Imprima em tamanho A4, sente confortavelmente e estará pronto para começar!

Utilize os cabeçalhos para localizar mais facilmente o que procura:

Para as Letra de Forma:

  • De cima para baixo
  • Da esquerda para direita
  • Os giros sempre no sentido anti-horário.

Letra cursiva:

  • Seguindo as setas, sem erguer o lápis.
  • Começando o traço pelo número 1

Utilizem as linhas guias para medir o tamanho das letras.

O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, uma medida destinada à manutenção de agentes, de espaços, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

Vantagens de se escrever à mão

  • Acalma o corpo e os nervos.
  • Estimula a criatividade.
  • Alivia a depressão e a ansiedade.
  • Aprimora o foco e aumenta a autoestima.

Utilizando um aparelho de ressonância magnética, os pesquisadores do departamento de psicologia e neurociência da Universidade de Indiana (EUA) detectaram maior atividade neural no cérebro de crianças que haviam praticado a escrita à mão, em comparação com aquelas que apenas observavam letras numa tela, e que os movimentos sequenciais das mãos necessários para a escrita, ativam as áreas cerebrais responsáveis pelo raciocínio, linguagem e processamento da memória. ( ISTOE.COM.BR, Edição nº 2665 12/02/2021)

Sobre as autoras:

Ana Flávia Marques é Designer, Ilustradora e Diagramadora.

Ana Flávia Marques, filha, neta e sobrinha de educadoras timboenses. É graduada em Design Gráfico pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Trabalha com em projetos editoriais, branding e de ilustração. Já publicou vários livros, capas e logomarcas. Desbrava novas culturas e coleta referências visuais viajando ao redor do mundo e busca relatar suas aventuras em forma de quadrinhos. 

Irani Maas Marques – Educadora e assessoria Pedagógica.

Irani Maas Marques é Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB na linha de Pesquisa em Educação, Estado e Sociedade. Atuou como Orientadora Educacional, em escola da Rede Estadual de Ensino. Foi pesquisadora do Grupo de Estudos em Representações Sociais/ FURB. Autora de diversos artigos em revistas de Educação Familiar e livros.

Makoarts estúdio de ilustração, design e branding

Compartilhe com seus amigos! Esperamos que você treine e melhore sua caligrafia e seus conhecimentos sobre Timbó!

Projeto viabilizado com recursos da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, no Município de Timbó

<strong>Ana Marques</strong>
Ana Marques

Ilustração e Branding. Contadora de histórias.
Mochileira nas horas vagas.

4 Comentários

  1. cily Selma Zerna

    Há muito tempo percebi que não se dá mais importância ao uso correto da escrita no que diz respeito à formação de qualquer palavra Início, continuidade e fim . O mesmo acontece com a escrita de um simples número. Parabéns!!!!
    Parabéns pela iniciativa.

  2. Após perder horas pesquisando na internet finalmente
    encontrei o que procurava.
    Valeu!
    Obrigado!

  3. Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *